Usamos este espaço, nesta edição, para algumas recomendações que decorrem da nossa experiência da gestão integrada de propriedades.
O tema património imobiliário é um assunto caro a todos os leitores. Está presente na vida das empresas qualquer que seja o seu âmbito de negócio, e na vida de todas as famílias. A diferença tem que ver com a dimensão e o uso deste património por cada um dos intervenientes, ou seja, por cada um de nós.
Pese embora a dimensão desta vertente das nossas vidas seja muito variável em função das nossas necessidades, quer seja por sermos simples utilizadores deste património com extensão maior ou menor, ou porque detemos património imobiliário, os considerandos para este tema são na sua maior parte comuns e resumem-se a dois princípios: Acompanhar o seu ciclo de vida e criar valor.
É neste aspecto que interessa referir os princípios gerais da Gestão Imobiliária que devem estar presentes na nossa memória melhorando a nossa relação com o património imobiliário, com o qual nos relacionamos.
A gestão eficiente de propriedades é essencial para maximizar a rentabilidade e o valor do património imobiliário. Alguns aspectos importantes:
– Manutenção: a manutenção dos activos imobiliários deve ser sempre proactiva. A mesma deve ser alvo de um cronograma de manutenção preventiva de todos os equipamentos e estruturas que o constituem. Adicionalmente a manutenção correctiva deve ser executada em tempo e derivada de efectiva fiscalização dos pontos fracos que se manifestam ao longo da vida dos imóveis;
– Gestão dos inquilinos: a selecção criteriosa dos inquilinos é fundamental para uma utilização harmoniosa do património. Detalhar direitos e obrigações dos proprietários e inquilinos em contratos de arrendamento claros e justos, é fundamental para a preservação de relações duradouras e com benefícios para ambas as partes. Seguir uma política informada dos valores de mercado é fundamental para o estabelecimento de relações justas.
– Comunicação eficiente: a relação entre proprietários de património e os seus inquilinos deve ser facilitada e clara. A utilização de plataformas digitais e a resposta atempada às preocupações de cada um resultam em relações frutíferas e informadas.
– Gestão financeira: é um dos aspectos críticos da gestão de património imobiliário. Contas claras e detalhadas, ajustadas em função dos movimentos de mercado são essenciais para a gestão dos activos imobiliários. Manter um registo rigoroso de receitas e despesas preferencialmente recorrendo a software de gestão é fundamental.
– Marketing: a promoção do património de forma adequada à sua função e dimensão é essencial para a criação de valor. A divulgação de património imobiliário recorrendo a ajuda profissional é uma mais-valia.
– Processos céleres: em qualquer transacção imobiliária, é necessário que a mesma seja célere. Para isso, a preparação é fundamental. Informação de mercado, processos alinhados com as melhores práticas, clareza da comunicação e negociação são essenciais para uma melhor gestão das transacções, fortificando a confiança dos participantes.
– Análise de desempenho: analisar regularmente o desempenho do património imobiliário, possibilitando a correcção das políticas de gestão em prática torna-se uma ferramenta de utilidade fundamental no estabelecimento e correcção da estratégia de gestão. Os níveis de ocupação, o estado da manutenção, os aspectos gerais do imóvel e a sua frequência, consoante o seu uso, são aspectos a ter em conta nesta avaliação de desempenho.
– Conformidade Legal: manter actualizado o quadro legal aplicável ao património, sobre legislações locais e regulamentos, impostos e outras obrigações legais, garantindo que todas as práticas estejam em conformidade. Assegurar a legalidade dos contratos. Verificar e cumprir datas de compromisso, desde a entrega de declarações e impostos, actualizações de contratos e renovação de documentos.
– Sustentabilidade: implementar práticas sustentáveis na gestão de resíduos e eficiência energética, que podem reduzir custos e aumentar o valor do imóvel. Acompanhar evoluções técnicas e tecnologias e avaliar a sua aplicabilidade ao património imobiliário em gestão.
– Melhoria contínua: manter práticas de comunicação com os utilizadores avaliando possibilidades de melhoria que beneficiem a utilização e o imóvel dentro de padrões de investimento sustentáveis, preferencialmente adoptando soluções que proporcionem retornos financeiros ou redução de custos a curto, médio e longo prazos.
A Broll é uma empresa especializada na gestão de imóveis, potenciando a criação de valor. Sempre que necessário, entre em contacto connosco e conheça as nossas soluções.




