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Os principais desafios da logística em Moçambique: uma perspectiva rodoviária

Kiluva Taveira Mocumbi- Directora-geral da TL - Transportes e Logística

Ponto Essencial: Num país tão vasto, com mais de 2.400 kms a separar a Capital (Maputo) da província mais a Norte (Cabo Delgado), uma boa conexão rodoviária é essencial, não só para assegurar a movimentação de pessoas e bens, mas também para promover a inclusão social e o desenvolvimento de todo o Moçambique, permitindo obter uma economia mais diversificada.

Por Kiluva Taveira Mocumbi, directora geral da TL – Transportes e Logística

 

O que enfrentamos?

Infraestrutura rodoviária precária que, embora com algumas melhorias recentes, ainda carece de investimentos para superar as deficiências existentes que, considerando o eixo Maputo-Pemba (N1) com mais de 2.400 kms, colocam enormes desafios sobretudo em Sofala, Zambézia e Nampula;

Insegurança que ameaça pessoas e bens e que foi particularmente notória nos meses mais recentes com os protestos e manifestações que alastraram a grande parte do país;

Burocracia e alguns procedimentos complexos e pontuais que têm um impacto directo na eficiência e rapidez dos processos logísticos, aumentando os custos e tempos de entrega;

Operadores informais, sobretudo fora de Maputo, são um grande desafio ao sector e com consequências graves quer para os clientes ao nível do serviço prestado, quer para Moçambique por muitas empresas não cumprirem todos os requisitos estatutários e legais;

Impacto de situações externas (conflitos na Europa e Médio-Oriente) e de situações internas (instabilidade social e política) nos preços e custos, afectando a mobilidade e a logística em geral;

 

Kiluva Taveira Mocumbi- Directora-geral da TL - Transportes e Logística

 

O que podemos fazer ou potenciar?

— Infraestrutura Rodoviária:

  1. a) Implementar um plano de investimentos e de manutenção das estradas existentes (nomeadamente o eixo Norte-Sul N1), eventualmente com recurso a Parcerias Público-Privadas (PPP’s) ou Concessões;
  2. b) Desenvolver Pontos de Parada e Repouso para os camiões que percorrem o eixo Norte-Sul, de forma a garantir a segurança de pessoas e bens;
  3. c) Melhorar a formação de todos os intervenientes de forma a promover a inclusão, eliminar barreiras e melhorar a eficiência;

 

— Regulação e Enquadramento Legal:

  1. a) Rever e reduzir elementos burocráticos desnecessários, promovendo a participação do sector privado, no sentido de contribuir para melhorar a eficiência e reduzir custos para o cliente final;
  2. b) Criar um quadro protector das empresas formais e que contribuem para a economia de Moçambique, combatendo o mercado informal;
  3. c) Criar mecanismos de incentivo e apoio financeiro à descarbonização do sector da logística, permitindo uma transição para uma economia mais verde.

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