CCMUSA – Câmara de Comércio Moçambique USA

Reabertura gradual da economia dos EUA a partir de maio – Especialista

A atividade económica nos Estados Unidos da América pode ser retomada em maio, de forma gradual e localizada, desde que se consiga identificar e isolar as pessoas infetadas pela covid-19, avançou hoje o diretor do Instituto de Doenças Infecciosas.“Esperamos que, no final do mês, possamos ver o que está acontecer e se existem elementos que nos permitam reiniciar com segurança”, disse o imunologista Anthony Fauci, membro do grupo de trabalho do Governo norte-americano sobre o novo coronavírus.

Em entrevista à CNN, Anthony Fauci explicou que, se houver condições de segurança, é possível que a “reabertura contínua” da economia dos Estados Unidos da América aconteça a partir de maio, mas o processo “não é como acender uma lâmpada”.

Mantendo-se muito cauteloso quanto à evolução da epidemia, o especialista adiantou que “não é possível garantir” que seja seguro para os americanos votarem pessoalmente na eleição presidencial, agendada para 03 de novembro deste ano.

Na perspetiva do diretor do Instituto de Doenças Infecciosas, a reabertura da economia do país tem que ser um processo gradual, com base na evolução da pandemia nas várias zonas dos Estados Unidos e na disponibilidade de testes rápidos e generalizados.

Sobre o combate ao novo coronavírus, Anthony Fauci admitiu que a antecipação dos esforços de mitigação da doença teria salvado mais vidas nos Estados Unidos da América.

“Se houvesse um processo em andamento e se iniciasse a mitigação mais cedo, poderiam ter-se salvado vidas”, reconheceu o principal especialista em doenças infecciosas do país, referindo-se a medidas de distanciamento social e permanência em casa, que podiam ter sido implementadas em fevereiro, em vez de meados de março.

Neste âmbito, Anthony Fauci manifestou-se otimista com o declínio da epidemia, especialmente no estado de Nova Iorque, o epicentro da doença com mais de 8.500 mortes, quase metade das mortes registadas no país.

“Os doentes, os hospitalizados, os infetados em cuidados intensivos e em ventilação não apenas se estabilizam, mas também começam a diminuir”, apontou o especialista, observando “essa queda com um otimismo cauteloso”.

Relativamente à reabertura da economia no país, o presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, tem insistido num reinício o mais rápido possível, nomeadamente devido ao aumento da taxa de desemprego.

A taxa de desemprego nos Estados Unidos subiu de 3,5% em fevereiro para 4,4% em março, devido ao impacto económico da pandemia de covid-19 que paralisou a atividade, informou hoje o Departamento do Trabalho.

A economia norte-americana perdeu no mês passado 701.000 postos de trabalho, pondo fim a uma tendência de 113 meses consecutivos de crescimento.

O número de postos de trabalho perdidos é o mais significativo desde março de 2009, na altura da crise financeira. Em fevereiro, a taxa de desemprego tinha recuado para 3,5%, o nível mais baixo em 50 anos.

Os Estados Unidos são o país que regista o maior número de mortes devido ao novo coronavirus, contabilizando 20.608 até hoje, e aquele que tem mais infetados, com mais de 530 mil casos confirmados.

Fonte: SAPO

Partilhar:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on print
Print
Mais

Artigos Relacionados

Juste quoi Filles Vouloir

Cela a été du sujet principal de films, livres et many conversations: exactement qu’est-ce que females want? Spécifiquement, nous savons tous, hommes, qu’il pourrait regarder

Knowing The Lockering Dating Trend

Now That School’s Right Back, Will You Be At Risk Of Obtaining ‘Lockered’? Ahhh, autumn. Possibly the many poetic season. A time of modification, an

Насилие без раскаяния Закон і Бізнес

Кремль отрицает какие-либо обвинения, в том числе относительно того, что командиры знали о сексуальном насилии, которое совершают солдаты. Через некоторое время мужчины ушли, и она