CCMUSA – Câmara de Comércio Moçambique USA

Moçambique volta a beneficiar do “Compacto” do MCC

Doze anos depois Moçambique voltará a beneficiar de fundos do Millenium Challenge Corporation para apoiar programas de desenvolvimento sectorial. A decisão agência de assistência externa dos Estados Unidos da América, foi anunciada nesta segunda-feira.

Na sua reunião trimestral, realizada nesta segunda-feira em Washington, o Conselho de Administração da Millennium Challenge Corporation (MCC) selecionou Moçambique para um novo pacto.

Trata-se de um programa através do qual Moçambique vai receber fundos para financiar actividades de redução da pobreza.

O valor a ser alocado ainda não foi revelado, contudo, através de um comunicado divulgado na sua página electrónica, o MCC diz que o novo programa terá a duração de cinco anos e os investimentos serão direccionados para o crescimento económico.

O MCC fornece doações a países em desenvolvimento que respondam a padrões rigorosos de boa governação, combate à corrupção e respeito aos direitos democráticos.

Moçambique beneficiou, em 2007, de pouco mais de 500 milhões de dólares, do primeiro pacote do MCC, que financiaram projectos de abastecimento de água e saneamento e aumento da produção agrícola nas províncias de Niassa, Cabo Delgado, Nampula e Zambézia.

Em 2013 Moçambique viria a falhar a ilegibilidade para o segundo pacote, alegadamente, ter falhado a conclusão de alguns projectos, durante o tempo previsto.

Contudo, o conselho directivo do MCC diz agora que “Moçambique completou com sucesso o primeiro compacto em Setembro de 2013 e recentemente demonstrou encorajamento na melhoria de políticas na tabela de pontuação”, pelo que “o novo financiamento se baseará no compromisso contínuo do país com reformas sectoriais e no forte relacionamento da MCC com o país”.
Fonte: O Pais

Partilhar:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on print
Print
Mais

Artigos Relacionados