CCMUSA – Câmara de Comércio Moçambique USA

Moçambique e Maurícias criam comissão conjunta

Moçambique e Maurício na quinta-feira concordaram em criar uma comissão conjunta para colocar em vigor vários acordos de cooperação adotados pelos dois países.

O diário “Noticias” de Maputo, informou que a decisão foi tomada durante uma reunião entre o presidente moçambicano Filipe Nyusi e o primeiro ministro das Maurícias, Pravind Kumar Jugnauht.

Falando à imprensa, o Presidente Nyusi explicou que a comissão mista se reunirá para sua primeira sessão no final deste ano, esperançosamente no primeiro semestre do ano. Para o Presidente, é uma questão de orgulho que um país africano seja um dos maiores investidores em Moçambique, estando a Maurícia entre os dez principais investidores. Nos últimos cinco anos, investiu mais de três bilhões de dólares em Moçambique.

O Presidente acrescentou: “exportamos algodão para as Maurícias, temos um projeto de açúcar maurício bem conhecido e bem sucedido em Moçambique e também temos projetos de aves. Hoje estamos olhando para novas áreas de cooperação, como agroprocessamento, têxteis, produção animal e turismo ”.

O primeiro-ministro mauriciano observou que a comissão conjunta trataria de mais de vinte memorandos de entendimento entre os dois países, abrangendo áreas como agricultura, investimentos e tecnologias de informação e comunicação.

Além disso, os dois países acabaram de rubricar dois novos acordos de cooperação que cobrem o turismo e o ambiente e um memorando de entendimento entre a Agência de Promoção de Investimentos e Exportações de Moçambique (APIEX) e o Conselho de Desenvolvimento Económico das Maurícias.

Na quinta-feira, o presidente Nyusi também se reuniu com o presidente interino da ilha Maurícia, Barlen Vyapoory, em sua residência oficial.

Hoje, o Presidente Nyusi e sua esposa, Isaura, participarão da cerimônia oficial da Comemoração do 184º Aniversário da Abolição da Escravidão na Vila Le Morne.

O presidente Nyusi está em uma visita de estado de três dias à ilha que começou na quinta-feira. Ele é acompanhado por sua esposa Isaura; Ministro das Relações Exteriores, José Pacheco; Ministro da Cultura e Turismo Silva Dunduro; Vice-Ministro da Agricultura e Segurança Alimentar Luisa Meque; e o vice-ministro da Indústria e Comércio, Julio Pio.

Partilhar:

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Email
Print