CCMUSA – Câmara de Comércio Moçambique USA

Ligações de energia de Moçambique para a África do Sul podem levar semanas para restaurar

  • Danos causados ​​por ciclones estão exacerbando as quedas de energia na África do Sul
    Barragem de energia hidroeléctrica de Moçambique é um fornecedor chave para a África do Sul
  • Os danos causados ​​pelo ciclone Idai a pilões em Moçambique que transportam energia para países vizinhos podem levar semanas para serem reparados, disse uma autoridade da companhia estatal.

Os danos à infra-estrutura moçambicana exacerbaram as interrupções na África do Sul, onde a empresa estatal Eskom Holdings SOC Ltd. está lutando para trazer de volta as unidades geradoras defeituosas. A central hidroeléctrica de Cahora Bassa, com 2.075 megawatts em Moçambique, fornece quase três quartos da sua produção para a África do Sul, ao longo de uma linha de transmissão de 1.400 quilómetros (870 milhas).

Uma avaliação inicial da destruição causada pelo ciclone mostra que pelo menos um pilar desmoronou e quatro ou cinco outros tiveram danos menores, disse Mario Houane, engenheiro elétrico da divisão de transmissão da Electricidade de Moçambique, disse em uma resposta por e-mail a perguntas . Outras avaliações estão sendo prejudicadas por danos nas estradas e pontes e chuvas contínuas, disse ele.

“A prioridade neste momento é salvar o máximo possível de vidas das pessoas (esta é uma emergência nacional) e, para agravar a situação, as perspectivas meteorológicas para os próximos dias são sombrias”, disse Houane. “Meu palpite é que pode levar pelo menos duas semanas” para reparar o dano, disse ele.

A África do Sul implementou apagões controlados pelo sétimo dia consecutivo na quarta-feira. As paralisações, que visam reduzir a pressão da demanda na rede, estão prejudicando as empresas e deixando as estradas paralisadas nas cidades da economia mais industrializada da África.

Partilhar:

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Email
Print