CCMUSA – Câmara de Comércio Moçambique USA

Discussão sobre salários mínimos deste ano decorre entre Fevereiro e Março

O Governo, a Confederação das Associações Económicas de Moçambique a Organização dos trabalhadores Moçambicanos vão discutir o salário mínimo entre Fevereiro e Março próximos.

Nos primeiros dois meses do novo Governo, os actores do sector de trabalho vão estar reunidos para decidir quanto é que devem receber os trabalhadores menos pagos do país.

A Confederação das Associações Económicas de Moçambique já começou a convidar os representantes dos oito sectores que serão alvo das discussões para que se inscrevam. A inscrição deverá ser feita até 08 de fevereiro próximo através dos endereços electrónicos da CTA.

Recorde-se que o aumento salarial registado no ano passado foi o mais baixo de sempre, tendo superado o recorde do ano anterior, que também tinha sido o pior aumento até então.

Isto quer dizer que em 2018 o aumento foi entre 6 e 18.67 porcento, sendo que o aumento, para o salário mais baixo, era de 260 meticais. Já no ano passado, o aumento variou entre 5 e 12 porcento. Sendo que o aumento, o rendimento mais baixo foi de 212 meticais.

Na altura, o governo argumentou que a aprovação dos novos salários mínimos visavam salvaguardar a manutenção dos postos de trabalho, a eventual criação de outros postos de trabalho e a necessidade de não sufocar o patronato.

Não sufocou o patronato, mas os trabalhadores sentiram-se sufocados, explicando que para um moçambicano que recebe salário mínimo ter cesta básica de um mês teria de ter pelo menos 5 salários mínimos.

Fonte: O País

Partilhar:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on print
Print
Mais

Artigos Relacionados

The Best Free VPN Providers

If you’re searching for a free VPN, it’s essential to understand that only a few are created identical. Depending on your specific needs, you may