CCMUSA – Câmara de Comércio Moçambique USA

Custo de vida em 2019 acelerou abaixo das previsões do Governo

O custo de vida em Moçambique acelerou abaixo das previsões do Governo no ano passado. Segundo o Instituto Nacional de Estatística, a inflação média anual situou-se nos 2,78%, contra uma estimativa em torno de 6%, do Executivo.

A entrada de 2019, o Governo fixara uma inflação média de 12 meses, em torno de 6%, mas a mesma situou-se nos 2,78% no fecho do ano, ou seja, o custo de vida acelerou menos que o previsto.

É pelo terceiro ano consecutivo, que este indicador situa-se na casa de um dígito, depois do record em 2016 (inflação acima de 25%). Em 2017 cifrou-se nos 5,65%, contra 3,96% no ano seguinte.

O registo de 2019, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE) deveu-se as divisões de saúde, de educação e de restaurantes, hotéis, cafés e similares que observaram aumentos na ordem de 5,92%, 4,30% e 4,13%, respectivamente.

“O mês de Dezembro foi o mais severo com aumento de preços na ordem de 1,28%, explicado em grande medida pelo agravamento dos preços dos produtos frescos com destaque para o tomate, cebola, alface e couve”, indica o INE.

Por cidade, Beira foi a região mais cara do país em 2019, ao registar uma subida geral de preços em 4,78%, seguida de Nampula com 3,12% e por último a cidade de Maputo com 1,94%.

Recorda-se, que para os próximos três meses, o Banco de Moçambique prevê uma ligeira aceleração da inflação, ainda assim, mantendo-se baixa e sem comprometer os objectivos de estabilidade de preços.

A previsão de ligeira aceleração de inflação dever-se-á a menor oferta interna de produtos alimentares, tensão político-militar na zona centro do país, que está condicionar o fluxo de pessoas e bens e ocorrência de chuvas acima do normal.

Fonte: O país

Partilhar:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on print
Print
Mais

Artigos Relacionados

Juste quoi Filles Vouloir

Cela a été du sujet principal de films, livres et many conversations: exactement qu’est-ce que females want? Spécifiquement, nous savons tous, hommes, qu’il pourrait regarder

Knowing The Lockering Dating Trend

Now That School’s Right Back, Will You Be At Risk Of Obtaining ‘Lockered’? Ahhh, autumn. Possibly the many poetic season. A time of modification, an

Насилие без раскаяния Закон і Бізнес

Кремль отрицает какие-либо обвинения, в том числе относительно того, что командиры знали о сексуальном насилии, которое совершают солдаты. Через некоторое время мужчины ушли, и она