CCMUSA – Câmara de Comércio Moçambique USA

Câmara de Comércio Moçambique – Estados Unidos da América apresenta facilidades de exportação aos empresários de Nampula

A câmara de Comércio Moçambique – Estados Unidos da América está a divulgar oportunidades para empresários nacionais exportarem produtos para aquele país, com isenção ou taxas aduaneiras muito baixas. A prioridade dos americanos são produtos agrícolas.

Uma fábrica de capitais chineses localizada na cidade de Nampula processa anualmente cerca de duas mil toneladas de castanha de caju.

Quando abriu as portas em 2017 tinha como perspectiva exportar a amêndoa directamente para China, facto que não está a acontecer devido a procedimentos burocráticos nos serviços aduaneiros daquele país asiático que ao que tudo indica não permitem a entrada da castanha moçambicana.

Uma das soluções seria a aposta noutros mercados e para isso, a Câmara de Comércio Moçambique – Estados Unidos da América está em Nampula para apresentar as facilidades que existem desde o ano 2000, altura em que o governo de Washington aprovou uma lei de facilidades económicas para países da África Subsaariana, conhecida por AGOA.

Apesar de essa janela existir há cerca de 20 anos, as exportações de Moçambique para os Estados Unidos ainda não têm grande expressão.
A primeira fase da lei americana de facilidades económicas vigorou no período de 2000 a 2015. Agora estendeu-se para 2025, devendo-se dando-se particular atenção aos produtos agrícolas.

Fonte: O País

Partilhar:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on print
Print
Mais

Artigos Relacionados