CCMUSA – Câmara de Comércio Moçambique USA

Banco Mundial e FMI injectam 21 biliões de meticais no Orçamento de Estado de 2020

O Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional (FMI) vão injectar pouco mais de 21 biliões de meticais no Orçamento do Estado de 2020 como apoio para a mitigação do impacto da pandemia da covid-19 em Moçambique.

No seguimento do apelo feito pelo Governo de Filipe Nyusi aos Parceiros de Cooperação internacional estão praticamente assegurados os apoios do Banco Mundial assim como do FMI em dinheiro fresco para mitigar os primeiros impactos económicos do novo coronavírus no nosso país.

O @Verdade apurou, na proposta de OE para este ano, que “(…) está previsto o Apoio Directo ao Orçamento sob o financiamento do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial no âmbito do apoio ao Governo para fazer face ao impacto do covid-19, no valor de 21 biliões de meticais, equivalente a 2,1 por cento do Produto Interno Bruto”.

O documento, aprovado na passada sexta-feira (03) em sessão extraordinária Conselho de Ministros e submetido no início desta semana ao crivo da Assembleia da República, indica que o equivalente a 11 biliões deverão ser disponibilizados pelo Banco Mundial, a título de donativo, e o equivalente a 9,9 biliões de meticais serão disponibilizados pelo FMI, em crédito.

Ainda no que diz respeito ao apoio internacional ao Orçamento de Estado deste ano o @Verdade descortinou que o Executivo de Nyusi está ainda a contar com mais 19,9 biliões em donativos e 25,9 biliões em créditos multilaterais e bilaterais para projetos específicos para o Orçamento de Estado.

 

Fonte: Verdade

Partilhar:

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Email
Print